GOVERNO ALCKMIN E O DESMONTE DA FAPESP

A projeção para 2017 é de continuidade do declínio na concessão, principalmente, de bolsas de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), apesar do esboço mínimo de recuperação em 2016. A queda da arrecadação é um dos fatores, porém, a situação se agrava com a austeridade fiscal imposta por Alckmin e as recorrentes manobras orçamentárias que cortam recursos de áreas essenciais e estratégicas, a exemplo do governo federal. Pelo terceiro ano consecutivo a FAPESP deve fazer uso da reserva financeira que logo chegará ao esgotamento e acentuará ainda mais a queda na concessão de bolsas e auxílios.
A devolução dos R$ 120 milhões, inconstitucionalmente confiscados da FAPESP [1], foi feita mediante quebra da autonomia da agência que está sendo obrigada a fazer uma reserva exclusiva do repasse para os institutos de pesquisa estaduais [2] já atendidos pela FAPESP, porém, em situação precária devido ao abandono do próprio governo estadual ao longo dos anos. Com quadro de pessoal reduzido por falta de concursos públicos e infraestrutura defasada, os institutos não terão condições de utilizar mais recursos financeiros demandados da FAPESP com pesquisa, além do já aplicado [3].
O que está em jogo é a venda dos institutos [4] e a aplicação da verba apenas para reparos superficiais antes da desvinculação, prática recorrente de Alckmin já executada em outras áreas.

Não aos ataques à Educação, Ciência e Tecnologia!
Não ao desmonte da FAPESP!
#defesadaFAPESP

=======
[1] http://www.fapesp.br/10704

[2] http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/21-acordo-do-governo-do-estado-de-sao-paulo-viola-autonomia-da-fapesp

[3] http://www.diretodaciencia.com/2017/02/04/dinheiro-tirado-da-fapesp-nao-ajudara-institutos-diz-associacao-de-pesquisadores

[4] http://noticias.r7.com/cidades/sao-paulo/deputados-aprovam-projeto-de-alckmin-que-preve-venda-de-institutos-de-pesquisa-30112016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s