Pela Reabertura do PDSE!

REABERTURAPDSE2

PELA REABERTURA DO PDSE – PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR/CAPES

No ano passado, o Edital foi lançado em 12 de julho, com inscrições nas instituições até 30 de setembro, inscrições na CAPES até 31 de outubro e homologação até 30 de novembro.
Em 2017, até o momento, apenas foi publicada portaria com novas regras para bolsas no exterior <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8585-publicado-novo-regulamento-para-bolsas-no-exterior>, mas nenhuma notícia sobre edital e cronograma.
Em agosto, a CAPES alegou não ter ocorrido nenhum corte em seu orçamento <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8514-comunicado-bolsas-e-custeio>, no entanto, houve queda na concessão de bolsas PIBID <http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,programa-de-bolsas-para-professor-tem-reducao-de-14-8,70001939431>. A demora na reabertura do PDSE inviabiliza vários projetos e pode ocasionar queda na concessão, a exemplo do que ocorreu com o PIBID.
A dotação orçamentária da CAPES para este ano é de cerca de R$ 4,9 bilhões, com previsão de cerca de R$ 200 milhões para bolsas no exterior. Com a Emenda Constitucional 55 que congela o orçamento público por 20 anos, qualquer não utilização de recursos provisionados fará com que o orçamento seja cada vez menor.

Pela Reabertura do PDSE!
Não aos cortes na Educação, Ciência e Tecnologia!

Deixe um comentário